The Royal Nursery

Junho 25, 2013 in IN THE PRESS, MY WORLD OF INTERIORS

Como será o quarto do bebe dos Duques de Cambridge? – Não temos a menor duvida que nesta altura do campeonato já deve estar lindo e acabado. Seja como for a jornalista Soraia Teixeira da Nova Gente lançou o desafio a 3 ateliers de decoração portugueses e o resultado pode ser visto nesta edição (de 24 a 30 de Junho) da revista.

Não tivemos muito tempo para elaborar o projeto, mas  não quis deixar de participar, até porque, pessoalmente divirto-me sempre a projetar quartos de bebes e crianças! – Claro que este, mesmo que fictício, não foi exceção, e o resultado foi um quarto com um feel tropical, colorido mas ao mesmo tempo com um certo toque aristocrático!

Pediram-nos também que escrevesse-mos uma breve descrição da ideia que tínhamos sobre o projeto. Foi este o texto que enviei e que depois a jornalista adaptou ao seu artigo:

“Abordei este projeto como aquilo que é, uma proposta para o quarto de um bebe. É certo que é real, mas não deixa de ser um bebe. E fi-lo tentando ir de encontro à imagem que os príncipes passam para o mundo. São um casal jovem, atual, hip, divertidos e viajados. Por ter vivido em Londres quando estive a estudar tenho ainda uma nítida precessão de como é simpático termos à nossa volta no dia à dia, referencias que nos façam esquecer que chove praticamente todos os dias e que o sol nunca chega a brilhar com muita intensidade. Ou seja, criei um ambiente que os faça esquecer que está um dia cinzento e que remeta para as férias idílicas que todos os anos passam na ilha dos Barbados. Escolhi alguns elementos mais obviamente tropicais, como o desenho das palmeiras nos tapetes e o dossel muito simples feito de linho branco transparente, a fazer lembrar um mosquiteiro. Tendo em conta que os quartos no palácio são muito grandes e que os bebes gostam de estar em espaços pequenos que os fazem sentir mais protegidos, imaginei uma divisão feita pelos próprios armários roupeiros. Conseguimos assim criar duas áreas distintas… uma mais recolhida e intima e a outra de mais fácil acesso e brincadeira. A cadeira estofada de baloiço é uma peça que nunca pode faltar nos meus projetos de quartos de bebé. Tal como os moveis muda fraldas. Nos quartos dos bebes devemos sempre pensar que apesar de serem muito pequeninos vão ter muitos brinquedos, livros e jogos… por isso, criar áreas de arrumação é um elemento muito importante no quarto de um bebe. De resto, tem a ver com paz, alegria e sonho. Aquilo que os nossos bebes precisam para se formarem crianças felizes! Sejam reais ou plebeias… quando chega a hora de dormir e do mimo… são todos iguais!”