Salvem as Praias Portuguesas do Saco Reciclado!

Agosto 21, 2014 in JUST MY OPINION

saco reciclado

Hoje o meu post é um apelo. Apelo ao bom senso e capacidade estética dos portugueses em geral e em particular aqueles que gostam de fazer publicidade a supermercados e grandes superfícies de comércio variado pelos areais da nossa costa… Expliquem-me esta cena de pejarem as praias portuguesas com o saco reciclado (vulgos ecobag) dos vossos supermercados de eleição?! Hum?!…

Há talvez uns 5 anos a coisa começou assim meia envergonhada com os sacos do IKEA. No ano passado já quase não havia uma família com mais de 3 filhos, 4 baldes ou um fato de surf para carregar que não envergasse orgulhosamente o tão característico saco azul elétrico. E se o saco é giro… valha-me Nossa Senhora… Parece um saco do lixo.

Mas este ano, a coisa parece que esta a escalar para outro campeonato…

O PingoDoce decidiu fazer uns sacos que parecem umas alcofas algarvias (pelo que percebi aqui, num blog que enaltece todos os predicados deste tão amoroso saquinho, já são de 2010 ) o que provou ser mais um golpe de mestre para a area de marketing desta empresa que não pára de nos surpreender. Lá dentro daquele gabinete existe alguém que conhece como ninguém a essência da alma lusa… No dia em que criaram aquele saco, eles  sabiam que a coisa iria tornar-se viral!! Parabéns a estes gênios! A epidemia está instalada!

Acho que a linha de pensamento não deve andar muito longe disto… “Lindos e super práticos, parecem mesmo uma alcofa, mas enganem-se os distraídos! São umas belas espécimes de ecobags, faceis de lavar e manusear. Resistentes a tudo. Não existe nada mais pratico! Enquanto andamos com eles de um lado para o outro, praia acima e praia abaixo, aproveitamos para fazer publicidade de borla à marca que nunca nos deixa ficar mal na guerra do preço mais baixo! Temos de ser uns para os outros… Bora lá ajudar o Pingo Doce malta!”

Não se enganem se pensam que só o PingoDoce está nesta guerra. Também vi vários sacos do LIDL e estes ainda me fazem pensar mais e com mais preocupação… São simplesmente brancos e têm LIDL escrito praticamente a neon e a palavra lê-se de um canto para o outro da praia (e olhem que estou a falar do Guincho, que tem um extenso areal)… o que me faz pensar que talvez estas pessoas cheguem mesmo a ganhar, se não dinheiro, altos vales de desconto em compras!

Um pouco mais “chiques”, são os sacos reciclados das Lojas Francas dos Aeroportos. Amarelos e com um fecho eclair, fazem adivinhar que os proprietários andaram em grandes passeatas de avião com passagem pelo DutyFree. Uma pintarola do caraças!! – Sem dúvida, um grande up-grade na escala do ecobag!

Olhem… não me vou estender mais! – A verdade é que esta praga me preocupa! – Poluição visual ao mais alto nível. – Levar um saco do supermercado para a praia é de uma falta de sentido estético que me dá pena. Principalmente porque sei que não tem nada a ver com falta de meios econômicos… numa praia em que se paga 6 euros para estacionar o carro… não preciso de dizer mais nada, correto?! Estes sacos que poluem o nosso areal são mesmo só a prova viva da falta de requinte e “coolness” de alguns compatriotas.

Se têm amigos a quem este problema assiste, façam Share! Ajudem-me nesta nobre causa!

BEIJINHOS E BOA PRAIA!

MARIA