Flores de Areia

Janeiro 27, 2014 in LET'S EAT!, RANDOM STUFF

Boa Segunda Feira Queridas Amigas!!!

Já desde o Natal que tenho andado para fazer este post… Mais vale tarde que nunca, certo?! Por isso aqui vai…

No dia em que a minha amiga Teresa Aires veio ter comigo para tirarmos as fotos de Natal, trouxe para o nosso lanchinho umas pequenas tartes em forma de flor. E antes de nos sentarmos para nos deliciarmos enquanto bebíamos o nosso café, ela contou-me a pequena história daquelas delicias chamadas Flores de Areia.

Nascidas, criadas e confeccionadas na Areia, as Flores d’Areia são um bolo feito de massa folhada com recheio de maçã cozida e nozes, cujo sabor delicado, não demasiado doce, combina perfeitamente com o trabalho minucioso da massa folhada. Ao contrário da pastelaria tradicional em que os bolos individuais são comprados já confecionados, as Flores d’Areia são adquiridas congeladas, ficando prontas em menos de 30 minutos no forno bem quente. Para terminar basta polvilha-las com açúcar em pó e canela…

Como se costuma dizer, a necessidade aguça o engenho. Certo dia a Teresa Guerreiro ( a mãe destas flores) organizou uma festa em sua casa mas como não tinha tempo para fazer as Flores no próprio dia arriscou prepará-las e congela-las de véspera, esperando que tudo corresse bem. Para seu espanto, as Flores ficaram ainda melhores do que se tivessem sido feitas no dia. Bastou tirá-las do congelador, colocar no forno e já estava. Passado pouco tempo, a sua amiga Magda Merali juntou-se a ela para iniciarem esta aventura de comercializar as Flores.  Hoje já as podemos encontrar (congeladas) na Cozinha com Alma e na Carnarte em Cascais. Pelo que percebi o grande segredo das Flores é serem feitas à noite na Areia, com dedicação, paciência e muita conversa.

 

Quem quiser ficar a saber tudo sobre estas delicias Cascalences vá à Pagina de Facebook das Flores AQUI!

Alguém já com àgua na boca??

BEIJINHOS e uma ótima semana para todas,

MARIA