Eames Lounge Chair… one of my favourites!

Setembro 29, 2014 in MY WORLD OF INTERIORS

Eames Loung Chair

Depois do meu post de 6a feira [AQUI] algumas das minhas leitoras “babaram” um bocadinho para aquela cadeira Lounge “mascarada de zebra” que elegi como a minha peça de eleição daquele projeto. Por isso achei que vos devia contar (muito, muito brevemente) a história da Lounge…

Charles & Ray Eames

Em 1956 o estratosférico casal de designers norte americanos Charles & Ray Eames criaram a emblemática Lounge Chair  para o fabricante Herman Miller Furniture. Sobreviveu até hoje como uma das peças de mobiliário mais marcantes dos últimos 100 anos. Inspirada nas tradicionais Club Chairs em pele tão populares na decoração desde finais do século IXX esta preciosidade foi a primeira peça que a dupla criou dirigida a um publico premium. Isto porque na verdade maior parte da sua vida profissional foi dedicada a criar peças de mobiliário dirigidas para o mercado de massas em plena ascensão nos Estados Unidos do pós-guerra.

Tal como a Club Chair original, a principal razão por trás do design desta peça, foi atingir o máximo conforto. A dupla de designers demorou vários anos a desenvolver o primeiro protótipo e perderem horas sem fim na linha de produção para chegar a um nível de conforto absoluto. E a verdade é que a cadeira, para além de linda, é ergonómica e confortável como poucas. Apesar de tudo o seu autor, Charles, quando viu a peça já executada pela primeira vez, escreveu numa carta dirigira à sua mulher Ray onde explicava que a cadeira era “comfortable and un-designy”. Naquela altura ele não poderia adivinhar o papel importante que esta peça iria ter para sempre na história do mobiliário e do design em particular. As originais fazem parte da coleção permanente do MoMa de NY. Coisa pouca…

 Quem segue o meu trabalho sabe que as adoro! E não houve um projeto em que as tenha usado que não se tenham convertido nas cadeiras de eleição das famílias em questão. Ou seja… de que é que eu estou à espera para comprar um par destas pequeninas para minha casa?! – Acho que já mereço! E vocês?! Alguém com ânsias de conforto?!

Eames Lounge Chair

BEIJINHOS,

MARIA