Athos Bulcão no Museu do Azulejo de Lisboa

Junho 14, 2013 in IN THE PRESS, MY CLOSET

Desde o dia 29 de Maio e até 28 de Julho que pode ser vista uma exposição sobre a obra de Athos Bulcão no Museu Nacional do Azulejo em Lisboa. A exposição faz um paralelismo entre a azulejaria tradicional portuguesa  e o trabalho do artista. A inspiração e a obra.

Athos nasceu no Rio de Janeiro a 2 de Julho de 1918. Foi pintor, escultor, arquiteto, desenhista… mas foi como mosaista que mais se distinguiu colaborando com grandes nomes da arquitetura como Oscar Niemeyer e João Figueiras Lima.

O seu trabalho  vive de uma interessante relação entre formas geométricas e cores primárias criando painéis, que pelas suas dimensões e pela forma como estão inseridos em magníficos projetos de arquitetura, se tornaram emblemáticos do movimento modernista da arquitetura brasileira.

 No dia 28 de Maio estive na inauguração desta exposição e a jornalista Ana Esteveira da revista Flash! escolheu-me para o seu artigo “Flash! Estilo” onde faz uma proposta de look semelhante. Das suas escolhas destaco a clutch cor-de-rosa da Juicy Couture com a palmeira dourada. Vi-a quando estive em Miami e achei toda esta coleção girissima! Podem compra-la em saldo (que é sempre uma coisa bastante agradável) aqui! – Se quiserem ver mais fotos deste evento, sigam este link para Estoril for Press aqui.

Sem querer competir com  a querida Ana Esteveira, deixo-vos um Look que apesar de ser inspirado naquele que usei no dia em que fui à exposição, tem uma leitura cromática bem diferente. Mais animada e colorida! – Nesta estação as peças de roupa feitas com tecidos estampados viraram a maior moda. Existe uma oferta imensa, até na Zara, não faltam calças, calções e blazers estampados com flores de todas as cores e formas. Mas se estiver numa de controlar os seus ímpetos consumistas pode sempre reciclar umas cortinas de chintz anos 80, coloridas e estampadas, que ainda existam lá por casa. Poupa uns trocos e ganha em originalidade!! : )

T-shirt amarela J. Crew

Calções estampados Ted Baker

Blazer cor-de-rosa Zara

Colar de pedras cor-de-rosa J. Crew

Clutch de pele amarela YSL

Stilettos de pele cor-de-laranja Zara

Espero que tenham gostado da sugestão da exposição. Não se esqueçam que para além desta mostra de Athos Bulcão, o espólio deste museu é lindíssimo e vale mesmo a pena uma visita em família! – Se, para a ocasião, quiserem ir em estilo “estampado”… nunca se sabe… espero que alguma destas sugestões vos tenha inspirado!

Sabem que mais, vamos mas é aproveitar este sol maravilhoso, que pelos visto só dura até amanhã!!!

UM BEIJINHO E BOM FIM-DE-SEMANA,

MARIA