A Espiral Ascendente e o Exercício da Gratidão

Outubro 16, 2015 in BOOKS & SONGS

My day begins and ends with gratitude

A propósito do post que fiz na semana passada sobre Gratidão, uma amiga enviou-me um artigo giríssimo sobre um livro chamado “The upward spiral” (A espiral ascendente) do Neuro-cientista britânico Alex Korb.

O artigo explica de um forma muito científica os porquês do “Exercício da Gratidão” e como este pequeno gesto diário pode mudar a nossa vida. Ou seja, para aqueles que, por qualquer motivo, têm alguma dificuldade em introduzir a oração na sua rotina diária esta abordagem mais rigorosa em termos científicos poderá ser uma formúla para entrarem na “espiral ascendente” e mudarem drasticamente o fluxo dos acontecimentos na vossa vida!

Deixo-vos com algumas passagens do livro que traduzi:

“Os benefícios da gratidão começam com o sistema de produção de dopamina, porque sentir-se grato ativa a região do cérebro que produz essa substância. Além disso, a gratidão para com os outros aumenta a atividade da dopamina nos circuitos sociais, o que torna as interações sociais mais agradáveis …”

“Um poderoso efeito de gratidão é que pode aumentar a produção de serotonina no nosso cérebro. Obrigar-nos a pensar em aspetos da nossa vida que nos fazem sentir gratos concentra-nos em conceitos positivos. Esse simples ato aumenta a produção de serotonina pela fenda sináptica do nosso cérebro.”

“O que mais importa não é necessariamente encontrar a gratidão mas sim reformular a nossa forma de pensar para olharmos para a vida e para o que nos rodeia de uma forma grata. Relembrarmo-nos de sermos gratos é uma forma de inteligência emocional. Um estudo científico revelou que o estado de gratidão afeta a densidade de neurônios, tanto no córtex pré-frontal ventromedial como lateral. Estas mudanças de densidade sugerem que, como a inteligência emocional aumenta, os neurônios nestas áreas se tornam mais eficientes. Com maior inteligência emocional, simplesmente fazemos menos esforço para sermos agradecidos.”

“Tudo está interligado . Gratidão melhora o sono . Sono reduz a dor. Dor reduzida melhora o nosso humor. A melhora do humor reduz a ansiedade, o que melhora o foco e a capacidade para planear. A concentração e planeamento ajuda na tomada de decisões. A tomada de decisões reduz ainda mais a ansiedade e melhora a nossa capacidade para apreciar cada momento. Esse prazer vai reforçar o nosso sentimento de gratidão, o que mantém o ciclo da espiral ascendente a fluir. O Bem-estar também torna mais provável que nos apeteça praticar exercício físico e socializar, o que, por sua vez , vai fazer com que nos sintamos mais felizes.”

Alex Korb

In “The upward spiral”

 

O que é Dopamina?

A dopamina tem sido chamada de “molécula da motivação.” Aumenta o nosso direcionamento, foco e concentração. Permite-nos planear com antecedência e resistir aos impulsos, para que possamos alcançar os nossos objetivos. Dá-nos a sensação de “Eu fiz isto!” quando realizamos o que nos propusemos a fazer. Faz-nos competitivos e proporciona a emoção da conquista em todos os aspectos da vida – negócios, desporto, relações pessoais…

A dopamina é responsável pelo nosso sistema de prazer e recompensa. Permite-nos ter sentimentos de prazer, felicidade e até mesmo euforia. Quando os niveis de dopamina no nosso corpo são baixos podemos perder o foco, sentirmo-nos desmotivados, apáticos e até mesmo deprimidos.

Alimentos que devemos consumir?

Todos os produtos de origem animal, Amêndoas, Maçãs, Abacate, Bananas, Beterrabas, Cacau, Café, Favas, Vegetais de folhas verdes, Chá verde, Feijão, Melancia

O que é Seratonina?

A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade à dor, movimentos e as funções intelectuais.

Quando ela se encontra numa baixa concentração, pode levar ao mau humor, dificuldade em dormir e vontade de comer o tempo todo, por exemplo.

Uma das formas de aumentar a concentração de serotonina na corrente sanguínea é consumindo alimentos ricos em triptofano, outra forma é praticando exercícios físicos com regularidade.

Alimentos que devemos consumir?

Chocolate negro, Tomate, Banana, Vinho, Carnes Magras

 

the upward spiral

Para saberem mais sobre este livro cliquem [AQUI]

Se alguém já leu o livro ou souber se existe uma tradução para português por favor partilhe!

OBRIGADA por estarem aí desse lado e por tantas mensagem queridas que recebi pelo post da Gratidão. Algumas que chegaram de forma particular e quase todas comoventes! Fico muito feliz por ter ajudado…

Obrigada também à minha amiga Kikas que me abriu mais esta porta de conhecimento!

beijinhos